Trench Rossi Watanabe anuncia Francisco Niclós Negrão como novo sócio do grupo de prática Antitruste e Comércio Internacional
Trench Rossi Watanabe anuncia a contratação de Francisco Niclós Negrão como sócio. Especialista em comércio internacional e antitruste, com sólido reconhecimento pelos principais rankings e diretórios jurídicos, o advogado chega para coliderar, ao lado do sócio Paulo Casagrande, o grupo de prática que passa a se chamar Antitruste e Comércio Internacional, de forma a refletir a ampliação de sua expertise.
Com a nova estruturação, o time fortalece o seu papel de prestar assessoria para empresas brasileiras e multinacionais quanto a complexas questões jurídicas referentes ao acesso e à expansão em mercados no Brasil e no exterior.
A equipe passará a oferecer serviços e soluções para casos de defesa comercial (antidumping, subsídios/medidas compensatórias, salvaguardas, procedimentos de análise de interesse público), alterações tarifárias, barreiras não-tarifárias, regras de origem, ex-tarifário, facilitação de comércio, consultoria em negociações de tratados comerciais, atuação em disputas comerciais, entre outros.
“Estamos fortalecendo ainda mais a nossa capacidade de prestar assessoria jurídica estratégica. Antitruste e Comércio Internacional são áreas de especialização jurídica complementares e com fortes sinergias, pois ambas exigem de seus profissionais profundos conhecimentos sobre o funcionamento e a dinâmica de mercados nacionais e internacionais, bem como forte capacidade analítica quantitativa, para além da avaliação de normas e precedentes aplicáveis. Ademais, esse reforço gerará sinergias com práticas correlatas muito fortes do escritório, como Direito Aduaneiro, Regulatório, Contencioso e Societário”, afirma o sócio Paulo Casagrande.
O movimento acontece em um contexto de mudança de governo na esfera federal e de rearranjos no cenário geopolítico mundial, em que se observam questões jurídicas cada vez mais complexas referentes aos fluxos de comércio e investimentos. Outro fenômeno simultâneo são as medidas relacionadas à possível entrada do Brasil como membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que prevê atualizações regulatórias graduais com impactos relevantes nas atividades de empresas multinacionais com operação no país.
“Francisco chega para ampliar a nossa atuação em um segmento de grande relevância e no qual já oferecemos uma consultoria de ponta para clientes envolvendo a avaliação de operações societárias e políticas comerciais, bem como a representação em investigações administrativas federais. A contratação também está alinhada ao nosso objetivo de sempre buscar profissionais versáteis e multidisciplinares – a exemplo de nosso novo sócio, que tem uma expertise econômica robusta, com experiência no poder público, especialização na área e reconhecimentos variados no mercado jurídico“, comenta Jose Roberto Martins, sócio e membro do Comitê Executivo do Trench Rossi Watanabe.
Francisco tem cerca de 20 anos de experiência na condução de casos complexos nas áreas de comércio internacional e antitruste. Teve ainda experiência no setor público, como servidor na Secretaria do Tesouro Nacional. Além da formação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, o advogado também é graduado e mestre em Economia pela Brandeis University, nos Estados Unidos, com passagem pela Università Bocconi, na Itália.