Atalho

Área de Atuação

Comércio Internacional

O Brasil possui, há quase três décadas, leis efetivas para combater práticas comerciais anticompetitivas e controlar operações de fusões e aquisições que possam criar estruturas empresariais que prejudiquem o bom funcionamento de mercados. A política de defesa da concorrência é implementada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), autoridade cada vez mais ativa que busca aprimorar suas técnicas de enforcement com base nas melhores práticas de suas congêneres estrangeiras.

Ademais, acordos comerciais internacionais estabelecem regras para a importação e a exportação de bens e serviços, e preveem mecanismos para evitar práticas desleais de comércio. Com base em tais regras e em suas legislações locais, países possuem órgãos especializados para investigar essas práticas e implantar medidas para impedir efeitos negativos sobre suas economias.

Com os rearranjos recentes no cenário geopolítico mundial, novos procedimentos de controle e instrumentos, tanto de proteção quanto de acesso a mercados, levam a situações e questões jurídicas cada vez mais complexas referentes aos fluxos de comércio e investimentos.

O time de Antitruste e Comércio Internacional de Trench Rossi Watanabe tem o expertise necessário para navegar nesse cenário e prestar assessoria às empresas brasileiras e multinacionais quanto a complexas questões jurídicas referentes às estratégias de acesso e expansão em mercados no Brasil e no exterior.

Além disso, por meio da cooperação estratégica com a rede Ablfs McKfnzif, oferece perfeita coordenação sobre estratégias de fusões e aquisições e defesa comercial, bem como design e implantações de programas globais de compliance.

Antitruste e Comércio Internacional são áreas complementares e com fortes sinergias, pois ambas exigem de seus profissionais profundos conhecimentos sobre o funcionamento de mercados nacionais e internacionais, bem como forte capacidade analítica quantitativa para além da avaliação de normas e precedentes aplicáveis. Essas áreas também se correlacionam com Direito Aduaneiro, Regulatório, Tributário, Contencioso e Societário, práticas nas quais temos profissionais de excelência em nosso escritório.

Nosso time de advogados de Comércio Internacional tem experiência para navegar no cenário de constantes e, muitas vezes, conflitantes mudanças da área. Assessoramos representantes da indústria doméstica, exportadores e importadores em temas como regulamentações de importação, exportação e outras transações comerciais entre fronteiras, questões regulatórias e de compliance, procedimentos administrativos e ações de fiscalização.

Tratamos de forma efetiva, com foco em resultados, do acesso tanto ao mercado brasileiro quanto a mercados estrangeiros, com soluções integradas e globais para os nossos clientes.

Somos especializados em temas que envolvem normas da OMC (Organização Mundial do Comércio) e do Mercosul, incluindo defesa comercial (antidumping, subsídios/medidas compensatórias, salvaguardas, procedimentos de análise de interesse público), negociações e procedimentos referentes à TEC (Tarifa Externa Comum), alterações tarifárias (permanentes; LETEC; desabastecimento), barreiras não-tarifárias, regras de origem, ex-tarifário, facilitação de comércio, consultoria em negociações de tratados comerciais, atuação em disputas comerciais, procedimentos referentes à Zona Franca de Manaus, dentre outros.

Clique abaixo para baixar o material promocional do grupo.

Advogados

Novidades Relacionadas

Trench Rossi Watanabe
São Paulo
Rua Arq. Olavo Redig de Campos, 105
31º andar - Edifício EZ Towers
Torre A | O4711-904
São Paulo - SP - Brasil

Rio de Janeiro
Rua Lauro Muller, 116 - Conj. 2802
Ed. Rio Sul Center | 22290-906
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Brasília
Saf/s Quadra 02 - Lote 04 - Sala 203
Ed. Comercial Via Esplanada | 70070-600
Brasília - Distrito Federal - Brasil

Porto alegre
Av. Soledade, 550
Cj. 403 e 404 | 90470-340
Porto Alegre - RS - Brasil

Ícone do Instagram
Ícone do Podcast
Ícone do Facebook
Ícone do YouTube
Ícone do Linkedin