Retorno da obrigatoriedade de visto de visita para cidadãos dos Estados Unidos, Austrália e Canadá a partir de 10.01.2024
Em resumo
A partir de 10.01.2024, cidadãos dos Estados Unidos, Austrália e Canadá deverão apresentar o visto de visita para ingresso no Brasil para fins de negócios.
Mais detalhes
Os estrangeiros deverão aplicar para o eVisa diretamente no site das Embaixadas Brasileiras, preencher o formulário de solicitação de visto online, submeter a documentação exigida pela Embaixada no próprio sistema, bem como comprovar o pagamento da taxa equivalente a USD 80,90. A apresentação de uma carta-convite também será necessária para as viagens de negócios.
O procedimento será realizado integralmente por meio eletrônico, inclusive a emissão do visto, não havendo necessidade de comparecimento pessoal na Embaixada.
O retorno dessa obrigatoriedade do visto de visita tem por base o princípio da reciprocidade e de igualdade de tratamento, os quais haviam sido relativizados pelo Governo Bolsonaro para estreitamento das relações comerciais com os referidos países.