Ministério da Infraestrutura cria selo de boas práticas para empresas de transportes
O Ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou, na última sexta-feira (24/07), a Portaria nº 102, que institui o selo “Infra + Integridade”. A certificação é destinada a premiar empresas que atuam no setor de infraestrutura de transportes terrestres e que, reconhecidamente, desenvolvam boas práticas de governança e integridade, demonstrando seu comprometimento com a transparência em suas gestões, que incluem iniciativas de conformidade, responsabilidade social, sustentabilidade, e prevenção à fraude e à corrupção.
A iniciativa foi criada com vistas a estimular a implementação de programas de integridade por empresas que atuem no setor de infraestrutura de transportes, além de conscientizá-las de seu papel no enfrentamento às práticas ilícitas e antiéticas no mercado.
Neste sentido, o Ministro Tarcísio Freitas proporá, no prazo de até 120 dias, ato administrativo instituindo o “Comitê Gestor do Selo” e definindo a estrutura, a composição, as atribuições e o funcionamento desse Comitê.
De acordo com a Portaria, as empresas que estejam interessadas em obter a certificação deverão realizar inscrições no período de 1º de fevereiro de 2021 a 30 de abril de cada ano. O selo terá duração de um ano e as empresas contempladas poderão divulgá-lo em seus portfólios, documentos, materiais informativos e sites institucionais. Todas as informações e regulamento para participar da premiação serão divulgadas em breve e poderão ser consultadas neste link.