CETESB publica Nota Técnica sobre a quantificação e relato de emissões de gases de efeito estufa no Estado de São Paulo
Em resumo
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB publicou a Nota Técnica 01/21 em abril/2021 que aborda a metodologia aplicada para a quantificação e relato de emissões de gases de efeito estufa para o reporte dos aderentes ao Acordo Ambiental de São Paulo.
Mais detalhes
O Acordo Ambiental de São Paulo foi lançado pela CETESB em novembro de 2019 e contou com 55 empresas aderentes, promovendo esforço e engajamento do setor empresarial e gestão pública na adoção de medidas de mitigação e combate às mudanças climáticas globais.
Dentre as medidas adotadas pelo Acordo está o envio de informações anuais à CETESB informações sobre as emissões de gases do efeito estufa – GEE, adoção de cronograma de metas para redução de emissões para o período 2020 a 2030.
Nesse cenário, a CETESB elaborou a referida Nota Técnica que apresenta metodologia para o cálculo de emissões de GEE e publicação de inventários, promovendo unificação metodológica e consistência técnica, facilitando o desenvolvimento do Acordo São Paulo.
A Nota Técnica é composta por quatro seções. A primeira aborda as principais referências normativas e regulatórias nas esferas federal e estadual. A segunda seção trata das mudanças climáticas e referências de mercado, que incluem um olhar sobre os títulos verdes, os índices Ambiental, Social e Governança – ASG (do inglês ESG), o índice de sustentabilidade empresarial do mercado de capitais (ISE B3), e acreditações setoriais.
A seção três inclui a apresentação do cálculo de emissões de GEE e publicação de inventários, ferramentas e metodologias, que inclui as diretrizes do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), Norma ISO-14064-1, GHG Protocol, Global Protocol for Community-Scale GHG Emissions (GPC), metodologias e principais referências que incluirão os limites organizacionais e operacionais, seleção da metodologia de cálculo e coleta de dados de atividades de GEE e fatores de emissão, ano-base, cálculo de emissões, para boas práticas de inventário e relato de emissões. Por fim, a última seção contempla as considerações finais contendo o resumo das informações contidas na Nota Técnica.
A nossa equipe de Meio Ambiente e Sustentabilidade está à disposição para prestar maiores esclarecimentos sobre o tema.