ABNT publica Guia de Implementação da Economia Circular
Em resumo
Publicado o documento “Economia Circular na Prática: Guia de Implementação Segundo a Série ABNT NBR ISO 59000”, pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, apresentando os principais conceitos e princípios da economia circular.
Mais detalhes
Em 15 de outubro foi divulgada pela CNI, com apoio da Firjan e Fiesp, o documento “Economia Circular na Prática: Guia de Implementação Segundo a Série ABNT NBR ISO 59000”, com objetivo de auxiliar empresas a implementarem, de forma bem-sucedida, as práticas da economia circular.
O guia apresenta uma metodologia para que as indústrias estabeleçam metas e estratégias voltadas para a circularidade dos produtos na prática. São determinadas, ainda, diretrizes para o estabelecimento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) e mensuração do progresso da circularidade dentro das empresas, incluindo metodologias de coleta de dados e avaliação de resultados.
O documento foi criado de acordo com Estratégia Nacional de Economia Circular – Enec, que integra a Nova Indústria Brasil – NIB, política industrial do Governo Federal.
A CNI publicou, ainda, a ferramenta “Rota de Maturidade”, que permite a realização de uma “autoavaliação” pelas empresas, a fim de verificar seu nível de adoção de práticas circulares, podendo receber recomendações personalizadas.
A meta é realizar a transição para um modelo de produção que reduz o uso de recursos, minimiza impactos ambientais, promove a reutilização de materiais e a inovação.