Ludmila Lago Pinheiro
OAB - Nº
Área de atuação: Propriedade Intelectual, Tecnologia da Informação e Comunicações
Experiência profissional
Ludmila ingressou no escritório em 2018 como estagiária e atualmente é advogada plena na equipe de propriedade intelectual e tecnologia.
Tem experiência com empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos de mercado, em questões relacionadas a privacidade, e-commerce, transferência e desenvolvimento de tecnologia e em diversos aspectos de regulação da internet e redes sociais.
A sua prática inclui aconselhamento estratégico em questões complexas de proteção de dados, cibersegurança e regulação da Internet; elaboração, negociação e revisão de contratos envolvendo propriedade intelectual e tecnologia, tais como fornecimento de tecnologia, licença de marca, licença de patente, franquia, licença de direitos autorais. Atuou em projetos como:
- Fornecimento de assessoria jurídica contínua para empresas automotivas alemãs navegarem no complexo cenário regulatório brasileiro relacionado à oferta de uma ampla gama de serviços, incluindo: (1) uma plataforma NFT; e (2) diversos serviços automotivos por meio de dispositivos conectados à Internet e integrados aos veículos (IoT).
- Fornecimento de assessoria jurídica contínua a empresas globais de entretenimento em diversos projetos inovadores, tais como: (1) um projeto relacionado ao uso de um aplicativo de inteligência artificial (IA) desenvolvido por um fornecedor terceirizado para produzir e gerar conteúdo para filmes; (2) iniciativa para uma campanha de marketing envolvendo ferramentas generativas de IA incorporadas em uma aplicação de Internet.
Formação Acadêmica
É graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui mestrado em direito civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Atividades Acadêmicas / Palestras
Foi coorientadora por um ano do grupo de estudos sobre arbitragem e propriedade intelectual do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). Seu trabalho neste projeto incluiu a organização de seminários com renomados acadêmicos no Brasil para discutir temas relacionados a PI e arbitragem (por exemplo, Webinar on Arbitration and Intellectual Property); e organização da publicação de um livro com contribuições de mais de 10 autores diferentes (publicação prevista para 2024).
Além disso, realizou uma palestra comentando aspectos legais de proteção de dados do Projeto de Lei nº 2.338, que visa regulamentar o uso de Sistemas de IA no Brasil, disponível em: Youtube.
Obras e Publicações
É coautora do capítulo brasileiro do “Global Data Privacy and Cybersecurity Handbook”, disponível em: https://resourcehub.bakermckenzie.com/en/resources/global-data-privacy-and-cybersecurity-handbook/latin-america/brazil.
Idiomas
Alemão, inglês e português.