Experiência profissional
Luciana Nobrega e Silva Loureiro associou-se ao Escritório em 2010. Atua nas áreas de planejamento e consultoria tributária do grupo Tributário, com foco em operações internacionais. Possui vasta experiência no apoio a multinacionais brasileiras em expansão ou em reorganização no exterior, incluindo planejamento e suporte tributário para reorganizações societárias, questões relacionadas a preços de transferência e alinhamento junto a autoridades fiscais estrangeiras (obtenção de APAs e rulings), estruturação e implementação de fundos de investimento no Brasil e no exterior e transações financeiras nacionais e internacionais. Luciana também possui experiência na coordenação de implementação societária de projetos multijurisdicionais.
Prêmios e Reconhecimentos
Reconhecida como uma das advogadas mais admiradas do Brasil pelo anuário Análise Advocacia 500 (2023) nas categorias Tributário, Bancos e São Paulo, e pelo Análise Advocacia Mulher (2024) nas categorias Comércio Internacional, Tributário, Bancos, Têxtil, Vestuário e Calçados, e São Paulo. Mencionada pelo Latin Lawyer 250 na categoria Tax (2025) e pelo The Legal 500 – Latin America nas categorias Tax: Advisory/Customs/Litigation (2022).
Trabalho no Exterior
Além de sua atuação no mercado brasileiro, trabalhou por dois anos como consultora tributária nas áreas de Private Equity, Hedge and Real Estate Funds em Luxemburgo e por um ano na área de reorganizações internacionais do escritório de Ablfs McKfnzif em Londres.
Formação Acadêmica
É graduada em Direito pela Universidade Católica de Santos (2005), mestre em Direito (LLM) pela Universidade de Leiden, na Holanda (2008), e especializada em Direito Empresarial Internacional pelo Centro de Extensão Universitária, São Paulo (2006).
Obras e Publicações
É autora e coautora de diversas obras e publicações, ressaltando-se entre elas:
– Política fiscal evolui em acordo com o Reino Unido, Valor Econômico 2022
– Marco legal do câmbio, royalties e a OCDE, Valor Econômico, 2022
– Brazil Law & Practice and Trends & Developments, Chambers Transfer Pricing 2021, Global Practice Guide, 2021
– Multinacionais e Transparência na EU, Valor Econômico, 2016;
– Private Client: A Q&A guide to private client law in Brazil, Practical Law Company, 2011;
– Mutual Agreement Procedure: Preventing the Compulsory Jurisdiction of the International Court of Justice? Intertax, 2009.
Casos e clientes representativos (informações públicas)
– Assessoria fiscal à Suzano S.A. na constituição de joint venture com a empresa finlandesa Spinnova
– Assessoria fiscal ao Grupo Natura na aquisição dos grupos multinacionais Avon (closing Janeiro 2020) e The Body Shop (closing Setembro 2017)
– Assessoria fiscal à Camil S.A. em sua expansão ao Equador, mediante aquisição das empresas Dajahu e Ronaljavhu
Reconhecimentos
Português, inglês e francês.