Atalho

Novidades

CNJ publica novo “Protocolo de Julgamento de Ações Ambientais” com parâmetros para mensuração de impactos decorrentes de dano climático

12/11/2024

Em resumo

Em outubro de 2024, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Recomendação nº 156/2024, que incluiu o “Protocolo de Julgamento de Ações Ambientais” como segundo anexo da Recomendação nº 145/2023, o qual contém parâmetros para mensuração do impacto de dano na mudança global do clima em casos de danos à flora.

Mais detalhes

No âmbito da Resolução nº 433/2021 do CNJ, que instituiu a Política Nacional do Poder Judiciário para o Meio Ambiente, foi estabelecido que, na condenação por dano ambiental, o magistrado deverá considerar, entre outros parâmetros, o impacto desse dano na mudança climática global.

Nesse contexto, em 09 de outubro de 2024, foi publicada a Recomendação nº 156/2024 que, por meio de um novo “Protocolo de Julgamento de Ações Ambientais”, trouxe parâmetros para mensuração do impacto de dano na mudança climática em casos de danos à flora decorrentes de desmatamento e incêndio florestal, objetivando nortear e auxiliar tribunais, magistrados e servidores que atuam em demandas ambientais judiciais.

A metodologia recomendada pelo CNJ foi proposta pela Associação dos Membros do Ministério Público (Abrampa), a qual permite calcular as emissões provenientes de desmatamentos e de incêndios nos biomas brasileiros, bem como atribuir valor a essas emissões, por unidade de medida (tonelada equivalente de gás carbônico).

A respectiva metodologia prevê:

  1. A identificação da extensão da área desmatada ou incendiada, em hectares;
  2. A estimativa do estoque de carbono médio naquela área ou bioma, por hectare;
  3. A multiplicação entre os itens (1) e (2), para aferir o estoque de carbono emitido a partir da conduta;
  4. A conversão desse estoque de carbono em toneladas de gás carbônico equivalente (eCO2), para utilização da unidade de medida utilizada mundialmente na avaliação das emissões de gases de efeito estufa;
  5. A precificação da tonelada equivalente de gás carbônico;
  6. A multiplicação entre os itens (4) e (5), para se atingir um valor final.

Além disso, para auxiliar tecnicamente na definição das variáveis do cálculo, o CNJ recomenda a utilização de:

  1. Imagens de satélite para cálculo da extensão da área desmatada, conforme previsto no Primeiro Escopo do “Protocolo de Julgamento das Ações Ambientais” (Anexo I da Recomendação nº 145/2023);
  2. Estimativas médias de estoque de carbono disponibilizadas pela Calculadora de Carbono do Instituto de Pesquisas da Amazônia – IPAM;
  3. Multiplicação do estoque de carbono total emitido, pelo fator de conversão (igual a 3,67*), para identificação do estoque total de gás carbônico equivalente emitido; e
  4. Precificação da tonelada de gás carbônico equivalente, não podendo ser inferior àquele valor estabelecido para os contratos do Fundo Amazônia – que, atualmente, corresponde a US$ 5,00 por tCO2e.

A Recomendação nº 156/2024 já está em vigor e já pode ser utilizada por tribunais, magistrados e servidores públicos em casos concretos.

Nosso time de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade está à disposição caso você ou sua empresa tenha dúvidas e/ou questionamentos sobre as novas disposições.

*Para o valor do CO2, foi utilizada a base de dados de estimativa de emissões de GEE no Brasil 1970-2016, publicada pelo Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa, SEEG, em que 1 tonelada de carbono = 3,67 ton. de CO2 equivalente. Isso é decorrente da multiplicação das toneladas emitidas de GEE pelo seu potencial de aquecimento global.
Compartilhe nas redes sociais
Trench Rossi Watanabe
São Paulo
Rua Arq. Olavo Redig de Campos, 105
31º andar - Edifício EZ Towers
Torre A | O4711-904
São Paulo - SP - Brasil

Rio de Janeiro
Rua Lauro Muller, 116 - Conj. 2802
Ed. Rio Sul Center | 22290-906
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Brasília
Saf/s Quadra 02 - Lote 04 - Sala 203
Ed. Comercial Via Esplanada | 70070-600
Brasília - Distrito Federal - Brasil

Porto alegre
Av. Soledade, 550
Cj. 403 e 404 | 90470-340
Porto Alegre - RS - Brasil

Ícone do Instagram
Ícone do Podcast
Ícone do Facebook
Ícone do YouTube
Ícone do Linkedin