Atalho

Novidades

STJ avança na discussão sobre aplicação da Taxa SELIC para atualização de dívidas cíveis

07/03/2024

Em resumo

A Corte Especial do STJ continuou no dia 06.03.24 o julgamento sobre o índice aplicável para atualização monetária e juros de mora das dívidas cíveis, disposto no artigo 406 do Código Civil. Por maioria, o resultado se encaminhou para estabelecer que a Taxa Selic é o índice cabível.

Mais detalhes

Após sucessivos adiamentos, o julgamento do Recurso Especial nº 1.795.982/SP foi desempatado pelo voto da Ministra Presidente do STJ, que precisou apreciar a questão diante da ausência dos Ministros Og Fernandes e Francisco Falcão. A decisão da Corte Especial confirma a jurisprudência anterior do Tribunal e pretende pacificar o entendimento sobre o tema, inclusive a partir de julgados dos Tribunais Estaduais, que há anos insistem na aplicação de índices diferentes cumulados com juros de 1% ao mês.

O julgamento ainda não foi concluído em razão de pedido de vista e questões de ordem levantadas pelo Ministro Luis Felipe Salomão, atual Corregedor Nacional de Justiça. O Ministro Salomão é um dos mais fortes expoentes da divergência, defendendo que a Taxa Selic não recompõe devidamente o valor dos créditos ou pune a mora, de modo que deveria ser aplicado algum outro índice cumulado com 1% ao mês. Dentre as questões de ordem levantadas por ele, foi suscitada nulidade do julgamento e necessidade de detalhamento de qual é a Taxa Selic que deve ser aplicada. Não há previsão para retorno do julgamento.

A questão, contudo, pode não ter seu debate finalizado em vista da decisão do STJ. O relatório apresentado pela Comissão de Juristas que estuda alterações no Código Civil propôs redações diversas para o art. 406, contendo três propostas diferentes que deverão ser votadas no plenário, sobre qual é o índice aplicável. As propostas da comissão são: aplicação da Taxa Selic; aplicação de juros de mora na taxa de 1% ao mês; e aplicação da Taxa da Poupança. O relatório final deve ser deliberado pela Comissão no início de abril e entregue ao Senado no mesmo mês, mas ainda não há previsão para que ele seja votado.

Compartilhe nas redes sociais
Trench Rossi Watanabe
São Paulo
Rua Arq. Olavo Redig de Campos, 105
31º andar - Edifício EZ Towers
Torre A | O4711-904
São Paulo - SP - Brasil

Rio de Janeiro
Rua Lauro Muller, 116 - Conj. 2802
Ed. Rio Sul Center | 22290-906
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Brasília
Saf/s Quadra 02 - Lote 04 - Sala 203
Ed. Comercial Via Esplanada | 70070-600
Brasília - Distrito Federal - Brasil

Porto alegre
Av. Soledade, 550
Cj. 403 e 404 | 90470-340
Porto Alegre - RS - Brasil

Ícone do Instagram
Ícone do Podcast
Ícone do Facebook
Ícone do YouTube
Ícone do Linkedin